No mundo em que vivemos já não cabe mais pensar na gestão de um espaço predial apenas com foco em suas funções básicas de funcionamento. Um empreendimento é um “organismo vivo”. O seu pleno funcionamento depende do empenho e da força de trabalho dos seus colaboradores e também da saúde do meio ambiente no seu entorno. A integração de todas essas pontas eleva o patamar de qualificação da gestão ao nível desejado pelas grandes empresas globais.
Buscando um formato mais moderno - e cada vez mais sintonizado com as necessidades desta integração - a RV Gestão procurou, há cerca de 10 anos, uma forma de registrar oficialmente a qualidade dos serviços prestados dentro do Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen (CEMHS), localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O resultado desta jornada foi a tríplice certificação do empreendimento pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: ISO 9001 – Qualidade de gestão; ISO 14001 – Gestão Ambiental e OHSAS 18001 – Saúde e Segurança no Trabalho.
O processo começou em 2007, com a certificação do CEMHS pela norma ISO 9001. Na sequência vieram as adequações de procedimentos para as certificações ISO 14001 e OHSAS 18001 formando, já em 2009, o Sistema de Gestão Integrado (SGI). O objetivo do SGI é harmonizar as boas práticas de gestão com os elementos da gestão ambiental responsável e os cuidados com a saúde e segurança no trabalho, em conformidade com as normas e especificações ISO 9001:2000, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999.
Entretanto, integrar sistemas não significa apenas juntar, mas combinar as boas práticas de gestão em um sistema único. O ideal é que cada sistema deixe de existir de forma independente e se torne parte integrante de um Sistema de Gestão Integrado. Como pré-requisito para a implantação do SGI está a reorganização de recursos e processos; de pessoas, de equipamentos, todos guiados por uma política unificada e práticas documentadas de acordo com escopos da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. Este Sistema de Gestão Integrado combina todos os elementos do empreendimento em um sistema único, integrado e funcional, identificando oportunidades de melhorias, facilitando a tomada de decisões pela direção e favorecendo sinergias dentre os processos através do uso inteligente de recursos e mão-de-obra.
A implantação e manutenção do SGI demandam empenho e total comprometimento das equipes e acaba por reforçar os laços de cooperação e esforço integrado de diversos setores. Entre as vantagens estão: definição de objetivos em comum, foco, sinergia entre setores, formalização de processos antes informais; melhoria da comunicação interna e tomada de decisões; desenvolvimento de competências; análises mais amplas; atendimento mais ágil das demandas dentro do empreendimento.
Certamente os maiores beneficiários de todo esse investimento sistêmico são os usuários que desfrutam de um ambiente mantido e operado com os melhores padrões de qualidade e os proprietários que conseguem excelentes retornos sobre o seu investimento imobiliário. Todas as certificações são garantidas por auditorias semestrais que aferem a melhoria contínua das práticas locais.
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